Páginas

12 de janeiro de 2010

MAC...

Desde o dia 25 de dezembro estou utilizando meu primeiro Macintosh: um Mac Mini.

Decidi adquirir o produto porque precisava de algo com bom preço, pequeno, bonito e funcional para a minha estação fixa, na minha residência. Aproveitei o desconto de universtária que ainda tenho e adquiri um Mac Mini na AppleStoreBR.

O modelo comprado tem

  • Disco rígido ATA Serial de 160GB
  • Rede Wi-Fi sem fio 802.11n AirPort Extreme; compatível com IEEE 802.11a/b/g
  • Bluetooth 2.1 e EDR (Enhanced Data Rate) interno
  • Gigabit Ethernet 10/100/1000BASE-T (conector RJ-45)
  • Processador Intel Core 2 Duo de 2,26GHz,
  • Cache L2 compartilhado de 3MB rodando na razão de 1:1 com a velocidade do processador,
  • Barramento frontal de 1066MH, SDRAM DDR3 de 4GB (duas SO-DIMMs de 2GB), 1066MHz;
  • Processador gráfico NVIDIA GeForce 9400M com 256MB de memória SDRAM DDR3 compartilhada com a memória principal3
  • Desktop estendido e espelhamento de vídeo: Suporte simultâneo a até 1920 por 1200 pixels em um monitor DVI ou VGA; até 2560 por 1600 pixels em um monitor DVI dual-link usando adaptador Mini DisplayPort para DVI Dual-Link (vendido separadamente)
  • Porta Mini-DVI
  • Saída DVI usando adaptador Mini-DVI para DVI (inclusa)
  • Saída Mini DisplayPort

O que mais me impressionou [eu confesso] foi o tamanho:

Muito pequeno, muito bonito, muito elegante.

Primeiras impressões

Para quem liga pela primeira vez é muito legal, aparece um vídeo inicial com as palavras “bem vindo” em vários idiomas, uma coisa meio cinema, bem interessante… até a tela principal e efetivo primeiro impacto “e agora?”.

Senti isso, pois nunca tinha usado um mac [salvo o Macbook do @vitorhugo lá no FMDS2008] e a sua elegância e “mesa” causam impacto. Desde então só faço futucar, tentar deixar do meu jeito. Em efetivos 12 dias ainda não consegui fazer isso. É muita informação.

* Estou lendo sobre a arquitetura de funcionando dele, de como ele processa as informações e tem muitos programas bacanas que não existem no Windows como o Omnifocus. A maioria dos programas casaram perfeitamente, tem MSN, Skype e até o Firefox funciona.

* Estou tentando seguir ao máximo a ideia de usar apenas as coisas dele mesmo até para conhecer e testar suas funcionalidades… em quase 15 dias nada de travar, tudo funciona muito rápido. O trabalho é bonito e bem feito. Faz gosto em usar.

* A impressora HP muntifuncional funcionou perfeitamente [não com o programa do site/drive, mas apenas com a instalação do CD que veio com a impressora mesmo, próprio para fazer instalação no Mac.

* O teclado e mouse sem fios da Logitech funcionou, entretanto, nada de cedilha. Parece que não existe uma solução pra acentuação: tem que usar o padrão EUA Internacional PC.

* O dashboard e o exposé foram as coisas que eu mais gostei.

* Não tem botão para ejetar o CD de dentro do MacMini, tive que fazer muito malabarismo para tentar retirar o CD depois de muito tempo no aparelho, simplesmente clicar em "ejetar" não funcionava.

* Instalei o Office for Mac: ainda não me adaptei, está em inglês e as funçõs estão em locais completamente diferentes.

* Algumas páginas não funcionam simplesmente, como o Banco do Brasil Pessoa Jurídica e a da TAM [esta última relato do @bratefixe].

* Não funciona Nokia PC Suite. Será que agora terei q comprar um iPhone? [risos]

* Consigo enviar arquivos do MacMini via bluetooth mas não consigo receber.

* Uso HD externo Samsung Portable S2 e funciona plenamente [os dois são branquinhos].

Estes foram os testes iniciais. @josevitor se quiser que teste algo mais é só falar. No mais, o blog fica a disposição e na curiosidade seguindo muitos blogs sobre macs.

Fotos do produto no meu flickr

Nenhum comentário: