Páginas

12 de janeiro de 2010

Apoio ao Blog NokiaBR

Abaixo segue o post escrito pelo autor do Blog Nokia BR.

Ele foi solicitado, via notificação judicial de que deveria cancelar o domínio que utilizava.

Fiquei estarrecida com a situação e poderia tecer linhas e linhas de comentários e maneiras judiciais de resolver essa situação, mas não é este o caso. O blog já está fora do ar e agora o desejo é que o autor retorne com seu outro blog em força total, por isso explicar é preciso.

E não apenas explicar, dizer que eu fiquei pasma com o que houve e admito que foi uma decisão infeliz da Nokia. Seja de quem for a ordem para tal atitude.

A Nokia Brasil que sabia do trabalho do importante Blog parece que já vai publicar uma nota de esclarecimento do ocorrido. Espero que a sensatez prevaleça e que o autor do Blog NokiaBR, o José Antônio, saiba que a comunidade blogueira está acompanhando o ocorrido e esperando que tudo se resolva da melhor maneira possível. Precisando, estamos ai!

Escrevo esse post para explicar aos leitores e colaboradores o que houve com o blog NokiaBR, que foi fechado em 05/01/2010.

Como muitos de vocês repararam, o blog NokiaBR saiu do ar desde o dia 05/01/2010, dia em que recebi uma notificação extrajudicial do escritório de advocacia responsável por defender as marcas da Nokia.

A notificação exigia, dentre outras coisas, que eu cancelasse imediatamente o domínio do blog. Ora, o simples fato de cancelar um domínio sem poder nem apontar para outro lugar, ainda que temporariamente, enterra qualquer site ou blog. E, infelizmente, assim foi feito no mesmo dia da notificação.

É justo que o escritório responsável pela defesa das marcas de sua cliente esteja preocupado em defendê-la e assim o faça, mas a maneira como a notificação foi feita me surpreendeu.

O blog sempre foi do conhecimento da Nokia, que desde o início se manifestou favorável e viu com bons olhos a iniciativa, enviando aparelhos para testar, promovendo viagens, eventos e fornecendo releases de imprensa para serem publicados.

Acredito que o cancelamento do domínio do blog NokiaBR tenha prejudicado mais à Nokia do que defendido sua marca. Aproximadamente 3.000 pessoas tinham, diariamente, uma visão extremamente positiva a respeito dos aparelhos e serviços da Nokia.

Lamento muito ter que terminar prematuramente esse blog, que completaria três anos no próximo mês, porque gastei milhares de horas escrevendo posts, respondendo comentários e atendendo pessoas e tinha intenção de continuar esse trabalho ainda por um bom tempo. Repito, eu sempre tive as melhores intenções ao fazer o blog NokiaBR. Nunca tive intenção de concorrer ou prejudicar a Nokia de forma alguma, muito pelo contrário.

Como eu não tenho o tamanho proporcional ao da Nokia para encarar um processo dessa magnitude e como o meu único interesse era contribuir com os usuários e fãs da Nokia, resolvi acolher às solicitações da notificação e cancelei o domínio no Nic.br. Não quero mais problemas do que os que eu já tenho, assim como não quero criar problemas para ninguém.

De qualquer forma, vou encontrar uma solução técnica para voltar a colocar no ar o conteúdo dos posts aqui no Zeletron. Além do mais, o conteúdo em si não era o problema e não foi nem mencionado na notificação.

Para não me alongar mais com o assunto, gostaria de agradecer às pessoas da Nokia que me apoiaram desde o início até hoje, de forma especial neste episódio final. O bom trabalho não parará por aqui e continuo contando com o apoio de vocês para fazer do Zeletron um sucesso.

Agradeço especialmente também aos leitores e colaboradores que tanta força me deram nesses 3 anos.

Muito Obrigado.

José Antonio Oliveira.

P.S.: Como sei que muita gente ficará contrariada com o término do blog NokiaBR, os comentários serão moderados. Comentários que eu achar ofensivos ou exaltados demais não serão aprovados.

P.S.: Não se esqueçam de atualizar o RSS para o do Zeletron e, se puderem, avisem aos amigos sobre essa mudança.

Nenhum comentário: