Páginas

8 de janeiro de 2010

Um ano com o E71

Nunca escondi minha felicidade quando adquiri o smartphone E71 da Nokia: bonito, fino, elegante e funcional. Era tudo que eu poderia querer à epoca de sua compra, que foi a um preço bem aquém do normal devido a uma promoção da operadora Claro.

Durante mais de um ano ele foi meu companheirão. Usei seu calendário com o HandCalendar, twittei via Gravity e TweetS60, me comuniquei com o Messenger, Nimbuzz, Fring, Nokia chat e sua versão mais recente, o Chat. Como navegador sempre usei o Opera e postei no blog algumas vezes pelo WordMobi. Mais de uma vez, nos fóruns da grande Vitória, verifiquei os andamentos processuais nele quando o sistema do próprio fórum estava fora do ar. Com o teclado qwerty físico simplesmente esquecia do notebook e digitava muito nele, fazendo anotações gigantescas.

No final do ano de 2009 com meus problemas com o Windows e a instalação de Linux/Ubuntu no meu eeepc assinei JoikuSpot para fazer a vez da minha internet no notebook (já que o modem 3G da Claro não funcionou no Linux). Inclusive utilizando o wi-fi no meu iPod Touch.

O resultado até o momento foi super positivo. Meu E71 resetou apenas umas 5 vezes nesse ano todo (e todas as vezes foi por causa de algum aplicativo de terceiro bugado). No início de 2010, na Bahia, o aparelho “molhou” por causa de um trio elétrico que jorrava água em todo mundo e mesmo assim continua funcionando. Sem contar a bateria que dá um show, durando mais de um dia normalmente e morrendo ao meio dia se ligar o Joikuspot.

O ar saudosista do que foi escrito até aqui tem um por quê: infelizmente provavelmente terei que abandonar meu companheiro. Estou usando MAC OS X em casa e Linux/Ubuntu no notebook e até o momento não encontrei uma maneira de sincronizá-lo com estes OS’s. O Nokia PC Suite não possui versões para nenhum deles e mesmo através de gambiarras ainda não consegui realizar sincronia. Triste.

A única maneira que estou vendo é adquirir o GoogaSync para sincronizar o calendário e subir os arquivos através da web. Não deixa de ser uma opção, mas é lenta, ineficaz, improdutiva.

Estamos caminhando para que os dispositivos se completem cada vez mais, a sincronia de um iPhone com um MAC OS é perfeita assim como do Windows Mobile com um Windows PC. Chegará um momento que teremos que usar todos os gadgets da mesma linha para obter sucesso?! Fiquei com medo…

Não estou dizendo aqui que comprarei um iPhone porque estou usando MAC OS [continuo achando o preço do aparelho um absurdo de caro], estou apenas ressaltando que as nossas opções estão ficando limitadas e parece que estamos achando isso normal.

Vejo cada dia mais e mais programas com suporte a Linux, Mac e Windows, mas nos dispositivos móveis não tem acontecido o mesmo.

Caso algum leitor saiba me dar uma resposta, agradeço e continuarei procurando uma saída! : )

Nenhum comentário: